Quantcast
Viewing latest article 1
Browse Latest Browse All 2

Wii perde encanto e vira desafio para a Nintendo

Image may be NSFW.
Clik here to view.

O Wii revolucionou o mercado de videogames, mas vem perdendo espaço para os rivais (Foto: Toru Hanai/Reuters - 5/1/2009)

Na loja Next-Gen Video Games, já faz tempo que um cliente comprou um Nintendo Wii, console que foi uma sensação quando lançado, pois permitia aos jogadores usarem uma raquete de tênis virtual ou dirigir um carro apenas sacudindo o punho.

O proprietário da loja, Jeff Bryson, ainda tem três à venda para o Natal, muito menos do que no ano passado, e não sabe se haverá compradores para eles. “O Wii realmente teve uma queda”, disse ele. “É duro de vender.”

Há apenas três anos, era dificílimo encontrar esse console de videogame da Nintendo. Os aficionados clamavam por ele, junto com os jogadores iniciantes, incluindo famílias com crianças e avós, todos atraídos pela facilidade de usá-lo. De seu lançamento, em janeiro de 2007, até maio deste ano, o Wii foi o console de jogos mais vendido, quase que mensalmente, nos EUA.

Mas as coisas mudaram. Este ano, ele caiu do primeiro para o terceiro lugar no país, uma queda de 24% de janeiro a outubro na comparação com o mesmo período de 2009. As vendas do seu concorrente, o Xbox360, da Microsoft, saltaram 34%, e as do PlayStation3, da Sony, 15%.

“O sucesso do Wii se deveu em grande parte àqueles que adoram coisas de moda; as pessoas o usaram, mas agora já querem outra coisa”, disse Marc Jackson, diretor executivo da consultoria Seahorn Capital.

Fabricantes de consoles para videogames, como a Sony, com seu PlayStation2, contabilizaram os maiores lucros com os royalties ganhos em cima de jogos produzidos por outras editoras para o seu aparelho. A Nintendo não vem tendo o mesmo benefício. Esta é uma das razões porque a empresa japonesa reduziu em 21% suas previsões de ganhos neste ano fiscal. “O sucesso do Wii foi espetacular, mas a empresa agora não está conseguindo lucrar com esse sucesso”, disse Matt Jacobs, analista da ITG Investment Research.

Sucesso

O predomínio do Wii antes de 2010 não pode ser desprezado. Depois que o último console da Nintendo, o GameCube, caiu para o terceiro lugar em vendas, a empresa chocou muita gente do setor quando lançou o Wii, muito menos poderoso do que seus concorrentes, mas que trazia uma varinha sensível ao movimento, e o jogador não dependia mais do tradicional joystick. O sucesso foi imediato. Foram vendidas 74 milhões de unidades em todo o mundo.

Esse sucesso foi propiciado em grande parte por um mercado ainda inexplorado: dos jogadores esporádicos. Ocorre que esses jogadores não têm hábito de comprar jogos novos para o Wii. Além disso, sua atenção também se voltou para jogos sociais online, como o Farmville. (Ben Fritz, do Los Angeles Times. Tradução de Terezinha Martino)


Viewing latest article 1
Browse Latest Browse All 2